Projeto “Agentes de Cidadania Sociambiental” encerra suas atividades com visita da Ecosurfi

O projeto “Agentes de Cidadania Sociambiental” encerra suas atividades esta semana com a visita da Ecosurfi. A idéia é promover uma troca de experiência entre os participantes do projeto e a ONG paulista. Como uma das comunidades onde o projeto atua é o bairro Serviluz, onde fica a praia do Titanzinho, conhecida por revelar talentos do surf, a troca de experiência dará ênfase na prática do esporte como ferramenta de conscientização e ativismo sociambiental.

Desde outubro de 2010, o projeto Agentes de Cidadania Sociambiental, vem desenvolvendo oficinas nas comunidades Serviluz e Parque Santa Rosa tendo como eixo temático principal a Justiça Ambiental, que perpassa questões relativas aos direitos humanos, a preservação ambiental e a legislação ambiental. O projeto é financiado pelo Fundo Brasil de Direitos Humanos e é uma iniciativa da Terrazul, em parceria com a Maxime Advocacia, a ONG Serviluz sem Fronteiras, a Cooperativa de Agentes Ambientais Rosa Virgínia e a Pastoral da Juventude do Meio Popular.

Durante toda a semana, que vai do dia 21 ao dia 26 de fevereiro, a ONG Ecosurfi participará de atividades do projeto. Dentre elas uma vivência na comunidade do Titanzinho (dias 23 e 24), durante todo o dia para conhecer a comunidade e entender como ela se organiza e o seminário de encerramento do projeto, onde os membros da Ecosurfi terão um espaço para apresentar suas impressões sobre a troca de experiências e falar um pouco da sua atuação. O seminário de encerramento será dia 26/02, a partir das 14h, na comunidade Parque Santa Rosa, no salão da capela da comunidade que fica na Rua D. Xisto Albano, s/n).

Na programação do seminário haverá também a apresentação dos resultados do projeto e de seus produtos finais como, por exemplo, uma cartilha sobre Justiça Ambiental que foi pensada a partir das demandas apresentadas durante as oficinas do projeto e criada de acordo com a realidade das comunidades envolvidas. Além da cartilha um importante resultado do projeto é a campanha “Reciclando Valores”, que será lançada no seminário. Ao final será feita uma caminhada para divulgação da campanha, com a distribuição de informativos com as orientações para contribuir com a mesma.

Oficina de Fotografia Artesanal (pinhole)

No último sábado, dia 19, iniciou a oficina de fotografia artesanal promovida pelo projeto. A idéia é ensinar a técnica conhecida como “pinhole” aos participantes para que a utilizem como recurso de preservação da memória de suas comunidades e possam registrar os acontecimentos cotidianos que interferem no meio ambiente como um todo.

As oficinas ainda acontecem nos dias 21, 22 e 23 de fevereiro, a partir das 19 horas, com a facilitação do fotógrafo Elitiel Guedes, membro da ONG Serviluz sem Fronteiras, na sede do Titanzinho Digital.

Sobre a Ecosurfi

A Ecosurfi é uma ONG (Organização Não Governamental) sem fins lucrativos idealizada e fundada por surfistas Itanhaém – SP. A entidade trabalha a Educação Socioambiental como princípio norteador para as suas ações. http://www.ecosurfi.org/ .

- – -
Serviço:
Projeto Agentes de Cidadania Socioambiental
Atividades: Visita da ONG Ecosurfi; Seminário de encerramento do projeto; Oficinas de Fotografia artesanal.
Data: 21 a 26 de fevereiro
Informações: 85 3281 0246 – Terrazul

Nenhum comentário:

Postar um comentário